A busca de Deus
A BUSCA DE DEUS
Isaías 55.6: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.
A felicidade, paz, uma vida profissional realizada é a meta que todos nós ansiamos, desejamos e buscamos várias formas de alcançá-las. Através do nosso egoísmo, nossa ambição desenfreada, nosso consumismo sem limite, vivemos uma de busca constante para suprirmos os nossos desejos econômico, buscando sempre viver uma vida cheia de prazeres e farturas. O homem sempre está em busca de alguma coisa: Busca de dinheiro; Busca de prazer; Busca de posição; Busca dos vícios; Busca de poder.
Mas a palavra de Deus nos adverte que devemos buscar algo que vai além da nossa capacidade de alcançar pelas nossas próprias forças, uma busca diferente das buscas desta vida: a busca de Deus. Mas porque devemos nos abnegar das coisas deste mundo e voltar inteiramente, com toda nossa força em busca da presença de Deus?
1. Devemos ter em mente o seguinte o que Jesus diz em Mateus 6.49: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam” – a idéia é que: “tudo aquilo que você passou anos e anos para encontrar, para construir, você pode perder em questão de minutos”.
2. É que as coisas de Deus não são temporais, mas eternas – 2Coríntios 4.18.
3. É que a busca de Deus nos garante a salvação eterna.
Mas, eu quero ir um pouco mais do que isto.
I – DEVEMOS BUSCAR A DEUS, PORQUE ISTO É A NOSSA ÚNICA SAÍDA
1.1. Vs. 2, “Porque gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão e o fruto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer”.
1.2. Olhando para o contexto do Livro de Isaías, podemos ver que o profeta profetizou num tempo de grande apostasia religiosa, e o povo estava envolvido tremendamente em práticas pecaminosas, como culto formal, injustiça social, idolatria.
Pelo que podemos notar neste capítulo, o povo estava procurando uma saída dentro de sua situação pecaminosa. E o texto é bem claro; estas coisas, além de não dar sustentação, não traziam a verdadeira felicidade.
As coisas que aparentemente dão satisfação e contentamento ao homem neste mundo, são como que gastos desnecessários e trabalhos sem proveito. É como comprar algo que não necessitamos e trabalhar sem receber.
1.3. Porém, o pecado tem conseqüências mais sérias e deve ser tratado com todo cuidado. Não se resolve o problema do pecado com dinheiro, ou com poder humano.
1.4. A única forma de tratar com o pecado é buscar a sua solução naquele que o conhece profundamente, o nosso Deus. A única saída é buscarmos a Deus, e convertermos a Ele em um arrependimento genuíno.
A única forma de deixarmos o pecado e voltar-se para Deus, pois Deus através da pessoa do Nosso Senhor Jesus Cristo, tem a solução definitiva para o pecado, mas a solução de todo os teus problemas.
II – DEVEMOS BUSCAR A DEUS, PORQUE A OPORTUNIDADE TERMINARÁ
2.1. vs. 6: “Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar e invocai-o, enquanto esta perto”. Muitas pessoas procuram adiar sua decisão para servir a Deus, dizendo que ainda não é o tempo certo, ou que é ainda muito jovem e precisa gozar a vida, usando ainda, muitas outras desculpas esfarrapadas.
Existe aqui uma oportunidade única que se entende em dois fatos muito importante para nossa vida: enquanto se pode achar e invocar. Isto significa que existe um “tempo apropriado” para encontrarmos e implorarmos a Deus pelo Seu perdão – este tempo é um “tempo de oportunidade” que pela sua graça ofereceu a todos nós. É o único tempo que poderemos encontra-lo, invoca-lo, porque Ele está perto daqueles que o invocam.
2.2. Mas, chegará o dia em que esse tempo terminará. A porta que o Senhor mesmo abriu, Ele mesmo fechará, o tempo da oportunidade se findará a qualquer momento.
Em primeiro lugar, devo alertá-lo que eu e você poderemos morrer a qualquer momento.
Em segundo lugar, Jesus pode voltar brevemente e então, não haverá mais oportunidade para você. Lucas 21.27, “Então se verá o Filho do Homem, vindo nas nuvens, como poder e glória”.
3.2. “Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar”. Quando deve-se, então, buscar ao Senhor? Amanhã, a semana que vem? A volta de Jesus é eminente. E outra coisa em Mateus 6.27 diz: que o homem não pode acrescentar um côvado (45cm) ao curso da sua vida.
III – DEVEMOS BUSCAR A DEUS, PORQUE ELE ESTÁ PRONTO PARA RECEBER O PECADOR ARREPENDIDO.
3.1. Vs. 7, “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos e converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. Por pior que seja o estado em que você vive, o nosso Deus está pronto a recebê-lo como filho.
a. Vs. 3, “Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi e a vossa alma viverá, porque farei convosco uma aliança eterna, dando-lhes as firmes beneficências de Davi”.
Única forma de escaparmos da morte eterna é buscando a presença de Deus, e em resposta, Deus salvará a nossa alma. Todos aqueles que se arrependem de seus pecados Deus está em prontidão para perdoá-los. Não somente perdoar todos os seus pecados, mas fazer contigo “uma aliança” – uma aliança eterna, que jamais será quebrada, porque ele é firmada na fidelidade de Deus.
CONCLUSÃO:
1. Você deve buscar a Deus, porque Ele é a única saída para o teu pecado. Sem Deus você morrerá em teus pecados.
2. Você deve buscar a Deus, porque a porta da oportunidade estará se fechando a qualquer momento. Jesus está às portas para voltar e buscar sua Igreja e ainda você pode contar com a visita inesperada da morte.
3. Você deve buscar a Deus, porque Ele está bem perto de cada um de nós, Sl 145.18, “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, e de todos os que o invocam em verdade”.
4. Não crente: Busque ao Senhor nos teus problema. Ele é a única saída, Jr 29.13, “E buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”.
5. Busque ao Senhor, descanse nele os teus cuidados. “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele agirá”, Sl 37.5.